Família em Quarentena | Como não endoidecer e 8 actividades para entreter as crianças

familia_quarentena

Esta nova situação apanhou-nos a todos de surpresa, a maior parte da população está em casa de Quarentena com a família e muitos outros estão a fazer tudo para que o país não pare, só temos que agradecer a todos os profissionais de saúde, aos profissionais de segurança pública, aos funcionários de supermercados, motoristas de empresas de transportes entre tantos outros que tudo fazem para que nada nos falte e para salvar a nossa vida. Um grande Bem-Haja a todos!!!

Agora para aqueles que estão em casa, alguns em teletrabalho, a cuidar dos filhos e da casa queremos deixar aqui algumas sugestões para que tudo corra bem e pacificamente 🙂

Devemos sempre conciliar o trabalho, o acompanhamento ao estudo dos filhos ou as actividades das crianças mais pequenas e o tempo livre, que é algo que não deve ser colocado de parte e deve ser bastante valorizado.

Os especialistas aconselham a manter a rotina, que é essencial para estabelecer segurança, confiança e habilidades pessoais. A Rotina ajuda as crianças a focarem-se, e a tornarem-se mais responsáveis.

Deve estabelecer Horários para acordar, para as refeições, para a brincadeira, para o banho e para deitar. Isso vai ajudar a que não tenha que andar sempre a chamar a criança à atenção a lembrar-lhe o que fazer.

Reserve sempre alguns momentos para passarem tempo em família, como por exemplo, jogar jogos de tabuleiros a seguir ao jantar, fazer sessões de Karaoke, cinema, aulas de Yoga ou Ginástica em família, cozinhem entre tantas outras coisas, o que interessa é os momentos que passamos juntos e se for cheios de alegria e criatividade melhor ainda.

Se tiver um jardim ou até mesmo uma varanda, aproveite para passar alguns momentos ao ar livre, tomem o pequeno-almoço ou almoço na “esplanada” de casa!!

Apesar destes momentos serem muito complicados e nos causarem altos níveis de stress, devemos aproveitar para tirar partido destes momentos em família, que estamos sempre a reclamar que não temos… provavelmente e esperamos que assim seja, nunca passaremos tanto tempo juntos como agora.

Algumas crianças, dependendo das idades, também podem ajudar na vida doméstica, como colocar a roupa para lavar, tirar e colocar a mesa, apanhar a roupa, entre outras.

Sugerimos agora 8 ideias para entreter as crianças nestes dias de quarentena:

  1. As crianças adoram Puzzles e desafios, dependendo da idade, podem deixá-los construir puzzles sozinhos ou completarem um puzzle gigante em família.
  2. Trabalhos manuais – pintar, fazer modelagem, criar um mandala, origamis.
  3. Aproveitar para fazer visitas virtuais a museus – nesta altura de pandemia muitos museus permitem que os visitemos através de casa, também o oceanario tem diversas actividade para os mais pequenos durante as férias da Páscoa.
  4. Baile de máscaras – promover um baile onde possam usar trajes das personagens preferidas.
  5. Construir um acampamento dentro de casa, dê largas à sua imaginação e construa uma tenda para as crianças brincarem.
  6. Criar uma arvore genealógica da família, é algo que as crianças gostam e que tem muita curiosidade.
  7. Construir carimbos de alimentos que temos em casa, como maçãs, cebolas, laranjas, vai criar um efeito muito giro ou esculpir uma batata,
  8. Criar formas e esculturas com plasticinas, se possível orgânicas ou caseiras.

Aproveitem estes momentos e esperança que isto acabará brevemente e tudo vai ficar bem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print

Deixe uma resposta

Close Menu