Ser pai ou mãe intencional significa praticar a parentalidade intencional, com ponderação, moralidade e intenção.
Significa ensinar os nossos filhos a serem atenciosos, a fazerem o que é correto, e a encontrarem formas de se ligarem a outras pessoas.
Uma forma de querermos exercer a PARENTALIDADE INTENCIONAL é sermos pais presentes. Devemos arranjar tempo para nos ligarmos aos nossos filhos para que eles possam aprender a ligar-se a outras pessoas.
A única forma de eles aprenderem estas e outras competências, é arranjarmos TEMPO para realmente ensiná-los.
Ser pai é difícil. De facto, há dias complicados. No entanto, cada vez que temos um momento para nos ligarmos aos nossos filhos, isso pode encher-nos a alma, tanto quanto enche a deles.
A paternidade intencional é uma forma de sermos os melhores pais possíveis, para que os nossos filhos estejam mais bem preparados para as vidas que os esperam. O que é que os seus filhos querem de si?
Quando foi a última vez que perguntou aos seus filhos o que é que eles queriam de si? Sim, é o pai ou mãe, mas se o seu objetivo é arranjar mais tempo para se ligar aos seus filhos, pergunte-lhes!
Para criarmos crianças felizes, os nossos filhos precisam do nosso tempo.
Ainda assim, é preciso INTENÇÃO.
Como ser um pai mais intencional:
Ser pai intencional, significa encontrar alegria nas pequenas coisas, reconhecer os momentos que passamos com os nossos filhos, conseguir reproduzi-los, e tirar o tempo necessário para desfrutar deles.
Mais uma vez, a parentalidade intencional não tem de ser um dia perfeito.
Precisam de algumas ideias para simples momentos de parentalidade intencional? Aqui estão algumas das nossas favoritas:
- Leiam um livro com vários capítulos – Não importa a idade dos seus filhos, eles gostam de ouvi-los em voz alta. Encontrem livros com vários capítulos e leia em voz alta durante dez minutos todas as noites antes de dormir.
- Incentivem a criatividade dos vossos filhos, através da pintura ou da música.
- Cozinhem juntos – As crianças têm uma alegria absoluta em aprender habilidades que os adultos normalmente executam.
- Façam um passeio em família pelo bairro ou uma caminhada.
- Andem de bicicleta juntos.
- Brinquem com jogos educativos.
- Crie m uma tradição familiar semanal.
- Tenham uma noite de cinema em família
- Dancem durante dez minutos na vossa sala de estar.
- Esqueçam-se dos telefones – Vivam um dia inteiro sem telemóveis. É tão fácil acenar com a cabeça, dizer “sim” ocasionalmente e não ouvir realmente o que os vossos filhos vos estão a dizer.