Quarto Montessori – Como montar para o seu bebé

20170317quarto-montessoriano-35

O Quarto Montessori é cada vez mais uma opção dos pais quando decidem montar o espaço de descanso do seu bebé, isto porque acreditam que é um método que ajuda a estimular o bebé desde os primeiros tempos de vida.

O que é o Método Montessori e porque o deveremos adoptar na educação dos nossos filhos?

Maria Montessori, a fundadora e mãe deste método foi uma educadora italiana que nasceu no final do século XIX, foi das primeiras mulheres a formar-se em medicina. Desenvolveu o método depois de ir trabalhar na psquiatria e de observar a forma como as crianças se interessavam pelas coisas que as fizessem “sentir”.

Posto isto decidiu dedicar a sua vida á pedagogia e desenvolveu o método de Montessori, utilizado hoje em todo o mundo e com cada vez mais adeptos.

O Método Montessori tem como principal objectivo ajudar o desenvolvimento da vida da criança de forma integral e profunda, proporcionando um ambiente preparado, agradável na aparência, simples e real onde cada elemento existe para contribuir para o desenvolvimento da criança.

Como montar um Quarto Montessori que vá ao encontro das ideias desenvolvidas por Maria Montessori?

O Quarto Montessori consiste em estimular o desenvolvimento da criança ajudando-a a explorar as suas potencialidades.

Para isso precisará de alguns artigos diferentes do habitual, descrevemos abaixo aquilo que irá necessitar.

1. Cama directamente no chão

Pode ter o formato de casinha ou de tenda, ou pode ainda ser um colchão directo no chão. Isto para que o bebé tenha liberdade para entrar e sair da cama quando quiser, reduzindo a decência do adulto e promovendo a sua independência e auto-suficiência.

Cama Tipi

2. Brinquedos e Livros ao Alcance das Mãos

A criança deve conseguir chegar aos brinquedos e aos livros facilmente para promover a sua liberdade de escolher o que quer fazer quando quer. Tudo deve ficar arrumado em armários baixos. Toda a decoração deve ser colocada ao nível do olhar da criança.

3. Diversidade de brinquedos

Deverá colocar á disposição das crianças diferentes tipos de brinquedos pra que promover o desenvolvimento motor e cognitivo. E deverá trocá-lo constantemente, brinquedos novos geram brincadeiras novas. Não significa que tenha que comprar sempre brinquedos novos, apenas guarde alguns e alterne com os que estão disponíveis.

4. Livros ao alcance das mãos

Os livros deverão estar ao alcance das crianças, colocados em prateleiras baixas, para permitir que estas tenham contactos com os livros e que desenvolvam o interesse por este objecto e fazê-lo fazer parte da sua rotina.

5. Espelhos

O quarto Montessoriano deve ser colocado á altura da criança para que esta se possa observar e explorar a sua imagem. Ajudam a criança a reconhecer a sua própria imagem.

6. Minimalismo

O quarto deve ser decorado com poucos objectos, apenas com o mobiliário necessário, para que a criança possa explorar tudo no seu quarto.

7. Barra na Parede

A barra na parede ajuda as crianças a levantarem-se e apoiarem-se. É um pormenor muito importante para o desenvolvimento do bebé.

8. Tapete

O tapete é muito importante para determinar a área da brincadeira e para promover experiências sensoriais. O ideal é que seja um tapete fácil de limpar e anti alérgico.

9. Música

Para o estimulo auditivo deverá promover ao seu bebé que oiça musica. Pode ser musica de compositores clássicos, de viola ou flauta são uma grande opção.

10. Cores, formas e texturas

As cores estimulam o desenvolvimento infantil, por isso mesmo os brinquedos são muito coloridos. Além disso diferentes formas e texturas também estimulam o desenvolvimento da criança.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print

Deixe uma resposta

Artigos relacionados que talvez aprecie.

Close Menu