O Sono do Bebé – desafios e dicas

close-up-adorable-newborn-baby_23-2148337019

O sono do bebé é na maioria das vezes um desafio para os pais, quase todos passamos por isso, as noites mal dormidas normalmente fazem parte da vida das famílias com filhos pequenos.

Um bebé recém-nascido deverá dormir em média 16h a 20h por dia no total, divido por diferentes intervalos de sono, entre 1 a 4 horas seguidas.

A partir dos 3 – 5 meses a maior parte dos bebés, já tem capacidade para dormir períodos maiores durante a noite, estando mais activos durante o dia.

Ao atingir os 9 meses grande parte dos bebés, já consegue dormir a noite toda, ou seja, a capacidade de dormir grandes períodos de tempo durante a noite e não necessitar dos pais para adormecer.

Os especialista do sono são várias dicas para nos ajudar a que esta fase aconteça o mais rapidamente possível:

Manter os horários regulares das refeições e sestas durante o dia

Manter o horário das refeições e das sestas regulares ajuda na hora de dormir, saber que o seu bebé se mantém bem alimentado durante o dia ajuda a que este passe a noite sem precisar de ser alimentado.

O sono diurno ajuda o sono nocturno, uma criança cansada muitas vezes não consegue adormecer facilmente, crianças com menos de 6 meses precisam de 4 a 5 sonecas durante o dia, enquanto bebé mais velhos apenas necessitam de 2 a 3.

Evitar actividades estimulantes antes dos momentos que antecedem ao deitar

O ideal seria que o bebé não fosse estimulado ao aproximar-se a hora de dormir, para que este não desperte e fique sem vontade de ir para a caminha. Pelo menos 2 horas antes da hora de adormecer evite actividades estimulante com o seu bebé e privilegie actividades relaxastes. Se a criança continuar agitada na cama, sentar com ela no chão, no quarto com pouca luz, é o ideal para que se acalme.

Rotinas de adormecer consciente, repetida do mesmo modo diariamente

Pode criar um rotina saudável para ajudar o seu bebé a adormecer desde o primeiro dia do seu filho, os especialistas aconselham que diminua a luz 30 minutos antes da hora de dormir, pois ajuda a reduzir os naves de cortisol. De seguida dê banho ao seu bebé e a ultima refeição do dia, seguido de uma história para dormir e coloque musica calma. Faça isso rigorosamente todos os dias.

Evitar que o bebé adormeça a comer

Tente que o seu bebé não adormeça a comer, especialmente quando mama ou quando bebe biberon para que este não relacione a hora de adormecer com o facto de ser alimentado.

Observe sinais de sono

Por vezes devido ao nosso estilo de vida apressado, alguns pais mantém o seu bebé acordado até mais tarde, para aproveitar mais tempo com eles, completamente compreensível, mas isso pode alterar por completo os padrões de sono do bebé. Para os bebés pequenos a hora de dormir é bem cedo, por isso observe o seu bebé e aprenda a reconhecer os sinais de sono, se os conseguir identificar isso vai ajudar bastante na hora de adormecer.

Coloque o bebé a dormir num ninho

Os sinais mais comuns são: esfregar ou puxar orelhas e nariz, arquear as costas, esfregar os olhos, olhar distante e parado, irritabilidade e bocejar, no entanto há bebés que ficam bastante excitados, eléctricos e agitados.

O ninho pode ser um acessórios bastante útil para que o bebé adormeça mais facilmente, isto porque o bebé está habituado a estar na barriga da mãe apertado e confortável, então se utilizar o ninho o bebé vai sentir-se aconchegado e pode encostar-se aos limites do ninho, o que facilita na hora de adormecer.

Ninho de Bebé

Por fim relaxe e aproveite o seu tempo

Assim que o seu bebé adormecer, relaxe, pode sempre utilizar uma intercomunicador que o ajude a ficar mais descanso e pode vigiar o seu bebé, caso acorde ou chore vai puder ajudá-lo o mais rápido possível.

Caso, estas duvidas não ajudem, consulte um especialista hoje em dia há muitos profissionais dedicados a essa área que o podem ajudar, deixamos em baixo alguns contactos que o podem auxiliar:

Bom Soninho 🙂

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print

Deixe uma resposta

Artigos relacionados que talvez aprecie.

Close Menu